segunda-feira, 24 de setembro de 2012

"Projeto Leitura online – Prosa Realista"


O projeto “Leitura Online” tem como objetivo levar os educandos a conhecer a produção literária de Machado de Assis bem como a vida do autor. O projeto foi elaborado pela professora Elza de literatura do 2º ano B noturno. A professora trabalhou primeiramente em sala de aula todas as informações necessárias a respeito do contexto histórico – cultural e termos literários que norteiam a escola realista, em seguida os alunos fizeram leituras online das prosas realistas utilizando a STE.
Em um terceiro momento os alunos trouxeram letras de músicas (sertanejo universitário), que utilizaram para produzir as paródias baseadas na leitura online do livro de Machado de Assis escolhido por eles. O projeto foi encerrado com as apresentações das composições em sala de aula. 
A apresentação foi muito interessante e criativa, os estudates mostraram que o aprendizado também pode ser de forma lúdica e divertida. 

Abaixo podemos conferir umas das paródias elaboradas por eles, sendo a música  original escolhida "Mel nesse trem" de Cleber e Cauan, modificada para "Bentinho nesse Trem". 

Bentinho nesse Trem

Me diz ai Capitu o que é que você tem
Tem, tem, tem, tem Bentinho nesse trem. (3X)
Primeira vez que te vi
Eu já me apaixonei
Mas meu amigo Bentinho
Chegou primeiro que eu

Sua doçura me fez
Todo dia te querer
Minha apaixonite subiu
Fiquei de olho em você

E hoje vou querer
Te levar para namorar
Eu vou te pegar quietinho
Pra fazer um Escobar
Bar, bar, bar

Me diz ai Capitu o que é que você tem
Tem, tem, tem, tem Bentinho nesse trem.
Me diz ai Capitu o que é que você tem
Tem, tem, tem, tem Bentinho nesse trem. (3X)

Primeira vez que te vi
Eu já me apaixonei
Mas meu amigo Bentinho
Chegou primeiro que eu

Sua doçura me fez. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário