sexta-feira, 27 de julho de 2012
Aula Prática: Invertebrados (Parte II)
Na Escola Estadual Luiz Soares Andrade foi realizado através do Projeto de Educação Ambiental, coordenado pela Educ. Ambiental Monique Baptista, segunda aula prática com os alunos dos 7° anos, referente ao conteúdo de Invertebrados (parte II – Artrópodes e Equinodermos), trabalhado na disciplina de Ciências, lecionada pela Profª Irene Galiego.
Os alunos puderam conhecer e identificar características morfológicas externas de alguns animais de espécime fixadas: Besouros, Bicho-pau, Gafanhoto, Libélula, Escorpiões, Barata D’água, Camarão, Lagosta, Caranguejo, Aranhas, Lacraia, Centopéia, Piolho-de-cobra, Estrela-do-mar, Ouriço-do-mar, Bolacha-da-praia, Pepino-do-mar, Pena-do-mar, etc. Para finalizar os alunos responderão algumas atividades como modo de fixação do conteúdo.
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Conhecendo os clássicos do Romantismo
Uma das atividades desenvolvidas na disciplina de Literatura – Prof.ª Apparecida, foi o seminário sobre os clássicos do Romantismo no Brasil. Os alunos do 2º A (Ensino Médio – Matutino) fizeram a leitura e a análise de diversas obras (e/ou fragmentos), pesquisaram vídeos sobre elas e as apresentaram aos colegas da classe. Cada grupo pôde assim conhecer o tema, as características literárias e o contexto de diversas obras.
“Canções Infantis”
O tema de “canções infantis” pode ser explorado por
meio de paródias. Os alunos assistiram videoclipes de cantigas para relembrar
as melodias que já conheciam como: “A barata diz que tem”, “marcha soldado”
etc.
A turma foi dividida em grupos, cada grupo escolheu
uma melodia e usaram como ferramenta o programa de editor de texto para
produzir uma paródia. No final as melhores paródias foram cantadas pelos grupos
vencedores na sala de aula.
FOTOS
VÍDEOS
Desenho Geométrico "Palhaço”
O conteúdo “desenho” nas aulas de arte do 4º ano B, apresenta várias possibilidades, uma delas é o conceito de “desenho geométrico” no qual se faz uma composição harmoniosa de certo tema com o auxílio da geometria. O tema proposto para esta aula foi o da figura de um palhaço. Foram distribuídas duas folhas sulfites para cada aluno e delas foram elaboradas algumas figuras como quadrados e triângulos. Para o trabalho artístico final foram usados materiais como lápis de cor, caneta hidrocor e cola glitter.
quinta-feira, 5 de julho de 2012
Espantalho
No último dia 25 de junho a professora Daniele Alves, produziu com os alunos do 6º A e B do período matutino, um espantalho, como encerramento das atividades desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa da semana anterior. Os estudantes juntamente como a professora trabalharam o conto em prosa poética “Fiapo de trapo”, de Ana Maria Machado, por meio de interpretação, estudos dos elementos narrativos e tipos de narrador. Em seguida foram realizadas atividades empregando os mecanismos básicos de acentuação e ortografia, além de coesão, coerência e concordância. Após estas atividades o texto em prosa foi transformado em texto instrucional, destacando a estrutura textual. E para finalizar a temática os estudantes produziram um espantalho usando todos os recursos descritos no texto instrucional.
Veja o material pronto.
Veja o material pronto.
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Semana do Meio Ambiente
Semana do Meio
Ambiente
De 4 á 6
de Junho em comemoração a Semana do Meio
Ambiente á Educ. Ambiental Monique Baptista e Profª Irene Galiego desenvolveram
atividades com os alunos do Ensino fundamental.
Apresentações
de teatro
O MEIO AMBIENTE
REUNIÃO DO CONSUMISMO
Filminhos
Um plano para salvar o planeta e Lixo é no lixo
Jogo de tabuleiro e da Memória
Assim regados de conhecimento de forma dinâmica espera-se que tenham “lembrado” da importância que tem o Meio Ambiente para nós e que este precisa ser lembrado não somente nesta semana, mas todos os dias, pois fazemos parte dele.
quarta-feira, 20 de junho de 2012
II Amostra de Iniciativas Ambientais de Nova Andradina.
No dia 5 de Junho em
comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente a E. E. Luiz Soares Andrade
participou da II Amostra de Iniciativas Ambiental de Nova Andradina. O evento
foi realizado no Ginásio de Esportes Irmão Brás Sinigáglia, contando com a
participação de empresas, escolas e órgãos públicos, com exposição de diversos
trabalhos sobre o meio ambiente. A escola apresentou o trabalho de Educação
Ambiental, cujo projeto esta sendo desenvolvido com os alunos do ensino
fundamental (6° ao 9° ano), coordenado pela estudante Monique baptista do curso
de Ciências Biológicas - UEMS. Juntamente
com as professoras Irene Galiego, Zuleica Monteiro e alunos, foi demonstrado de
forma simples e criativa as atividades que já foram desenvolvidas na escola até
o dado momento, como: Aulas práticas (Vertebrados e Invertebrados), vídeos,
dinâmicas, jogos, plataforma virtual do Consumo Consciente, desenhos (Biomas
Brasileiros), cartazes (Consumo Consciente), a redação da ganhadora Josiele
Araldo de Souza do concurso realizado pela Sanesul, entre outras.
Foi muito importante o evento, pois podemos demonstrar a comunidade os trabalhos que vêm sendo desenvolvido na escola, que este tem um único propósito que é o de educar os alunos a preservar o Meio Ambiente.

Assinar:
Postagens (Atom)
















































