sexta-feira, 27 de julho de 2012

Aula Prática: Invertebrados (Parte II)

Na Escola Estadual Luiz Soares Andrade foi realizado através do Projeto de Educação Ambiental, coordenado pela Educ. Ambiental Monique Baptista, segunda aula prática com os alunos dos 7° anos, referente ao conteúdo de Invertebrados (parte II – Artrópodes e Equinodermos), trabalhado na disciplina de Ciências, lecionada pela Profª Irene Galiego.
Os alunos puderam conhecer e identificar características morfológicas externas de alguns animais de espécime fixadas: Besouros, Bicho-pau, Gafanhoto, Libélula, Escorpiões, Barata D’água, Camarão, Lagosta, Caranguejo, Aranhas, Lacraia, Centopéia, Piolho-de-cobra, Estrela-do-mar, Ouriço-do-mar, Bolacha-da-praia, Pepino-do-mar, Pena-do-mar, etc. Para finalizar os alunos responderão algumas atividades como modo de fixação do conteúdo.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Conhecendo os clássicos do Romantismo


Uma das atividades desenvolvidas na disciplina de Literatura – Prof.ª Apparecida, foi o seminário sobre os clássicos do Romantismo no Brasil. Os alunos do 2º A (Ensino Médio – Matutino) fizeram a leitura e a análise de diversas obras (e/ou fragmentos), pesquisaram vídeos sobre elas e as apresentaram aos colegas da classe. Cada grupo pôde assim conhecer o tema, as características literárias e o contexto de diversas obras.

 FOTOS



 
  













VÍDEO


“Canções Infantis”


O tema de “canções infantis” pode ser explorado por meio de paródias. Os alunos assistiram videoclipes de cantigas para relembrar as melodias que já conheciam como: “A barata diz que tem”, “marcha soldado” etc.
A turma foi dividida em grupos, cada grupo escolheu uma melodia e usaram como ferramenta o programa de editor de texto para produzir uma paródia. No final as melhores paródias foram cantadas pelos grupos vencedores na sala de aula.

FOTOS
                 

VÍDEOS








Desenho Geométrico "Palhaço”

O conteúdo “desenho” nas aulas de arte do 4º ano B, apresenta várias possibilidades, uma delas é o conceito de “desenho geométrico” no qual se faz uma composição harmoniosa de certo tema com o auxílio da geometria.
O tema proposto para esta aula foi o da figura de um palhaço. Foram distribuídas duas folhas sulfites para cada aluno e delas foram elaboradas algumas figuras como quadrados e triângulos. Para o trabalho artístico final foram usados materiais como lápis de cor, caneta hidrocor e cola glitter.















         

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Espantalho

No último dia 25 de junho a professora Daniele Alves, produziu com os alunos do 6º A e B do período matutino, um espantalho, como encerramento das atividades desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa da semana anterior. Os estudantes juntamente como a professora trabalharam o conto em prosa poética “Fiapo de trapo”, de Ana Maria Machado, por meio de interpretação, estudos dos elementos narrativos e tipos de narrador. Em seguida foram realizadas atividades empregando os mecanismos básicos de acentuação e ortografia, além de coesão, coerência e concordância. Após estas atividades o texto em prosa foi transformado em texto instrucional, destacando a estrutura textual. E para finalizar a temática os estudantes produziram um espantalho usando todos os recursos descritos no texto instrucional.

Veja o material pronto.


  

   





sexta-feira, 22 de junho de 2012

Semana do Meio Ambiente


Semana do Meio Ambiente
De 4 á 6 de  Junho em comemoração a Semana do Meio Ambiente á Educ. Ambiental Monique Baptista e Profª Irene Galiego desenvolveram atividades com os alunos do Ensino fundamental.
Apresentações de teatro

O MEIO AMBIENTE


 








Estrelando: Annielly Pires, Beatriz Padoam, Gabrielle K. de Lima, José Augusto Rodrigues, Kelly Olivia Barbosa, Patrícia Cavalcante, Matheus Dalago, Thalisson Xavier , Emanuelle Baptista e Jeniffer C. Almeida.




REUNIÃO DO CONSUMISMO




Estrelando: Vinicius Baptista, Ana Beatriz Taveira, Emanuelle Baptista, Lucas Lima, Maria Eduarda Baptista, Karen B. Porto, Carlos D. Lopes, Marileide Ferreira e Fagner F. Mendes


Filminhos


Um plano para salvar o planeta e Lixo é no lixo







Jogo de tabuleiro e da Memória






















Assim regados de conhecimento de forma dinâmica espera-se que tenham “lembrado” da importância que tem o Meio Ambiente para nós e que este precisa ser lembrado não somente nesta semana, mas todos os dias, pois fazemos parte dele.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

II Amostra de Iniciativas Ambientais de Nova Andradina.



No dia 5 de Junho em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente a E. E. Luiz Soares Andrade participou da II Amostra de Iniciativas Ambiental de Nova Andradina. O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Irmão Brás Sinigáglia, contando com a participação de empresas, escolas e órgãos públicos, com exposição de diversos trabalhos sobre o meio ambiente. A escola apresentou o trabalho de Educação Ambiental, cujo projeto esta sendo desenvolvido com os alunos do ensino fundamental (6° ao 9° ano), coordenado pela estudante Monique baptista do curso de Ciências Biológicas - UEMS.     Juntamente com as professoras Irene Galiego, Zuleica Monteiro e alunos, foi demonstrado de forma simples e criativa as atividades que já foram desenvolvidas na escola até o dado momento, como: Aulas práticas (Vertebrados e Invertebrados), vídeos, dinâmicas, jogos, plataforma virtual do Consumo Consciente, desenhos (Biomas Brasileiros), cartazes (Consumo Consciente), a redação da ganhadora Josiele Araldo de Souza do concurso realizado pela Sanesul, entre outras.


Foi muito importante o evento, pois podemos demonstrar a comunidade os trabalhos que vêm sendo desenvolvido na escola, que este tem um único propósito que é o de educar os alunos a preservar o Meio Ambiente.