segunda-feira, 19 de março de 2012

Tosco

Acreditar que o processo educacional pode e deve ser um meio pelo qual possamos progredir enquanto cidadãos é acreditar que a função "Professor" é essencial para que o mundo pense,que o mundo se encha de boas ideias, que o mundo se reinvente e se faça melhor a cada dia, o projeto Tosco em ação prevenindo a violência na escola, esta sendo desenvolvido pelos alunos do 6º ao 1º ano do Ensino Médio, todos os professores emprenhados abraçaram com muito carinho esse projeto.

"O Valor da Idade"

Os alunos do primeiro ano do ensino médio do período matutino participaram do projeto "O valor da idade" desenvolvido no projeto conviver com a coordenação da professora Selma na disciplina de Sociologia. O projeto tem como objetivo valorizar as pessoas idosas, com suas experiencias, suas histórias de vida, descobrindo que são seres humanos com sentimentos e capacidade, que gostam de expor suas idéias e precisam ser respeitadas e valorizadas pela sociedade. O trabalho teve a finalidade de promover debates entre os alunos, expondo todas as dificuldades que os idosos encontram nos dias de hoje na sociedade e com essa visita os alunos montaram painéis com fotos e atividades referentes ao projeto.






Dia Internacional das Mulheres

"Mulher, que faz de dias simples, dias especiais"

Tantas vezes citadas por poetas, cantadas por muitos e elogiadas por todos, em ti encontra-se o berço da vida.
Algumas lembradas ao longo da História: Helenas, Marias, Carlotas, Elizabeths, Joanas e tantas outras que nos presentearam com grandes feitos, e as demais anônimas mulheres que diariamente conseguem ser heroínas do
seu tempo, transpondo as barreiras e vencendo obstáculos.  
Os alunos para homenagear as mulheres neste dia tão especial, confeccionaram cartazes com os vários tipos de mulheres existentes, e com estes trabalhos montaram um painel com orientações dos professores, os alunos participaram com muito afinco em prestar esta homenagens.
Parabéns Mulheres. 

sexta-feira, 9 de março de 2012

Projeto de Educação Ambiental


Acadêmica Monique Baptista dos Santos do curso Ciências Biológica da UEMS, unidade universitária de Ivinhema inicia projeto de Educação Ambiental na Escola Estadual Luiz Soares Andrade, Nova Andradina – MS, onde estarão sendo desenvolvidas atividades na disciplina de Ciências durante todo o ano letivo de 2012. Com alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano), nos períodos matutino e vespertino. Juntamente com o apoio da direção escolar e dos professores Acácia Garcia, Irene Galiego, Washington Ramos e Zuleica Monteiro, e sob orientação do Prof. Dr. Mauricio Ricardo Moriya.
Este projeto tem por objetivo proporcionar o conhecimento e despertar uma consciência critica de uma maneira mais dinâmica e intensificada sobre as questões ambientais, incentivando educadores e alunos á participar de um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico da disciplina de ciências, de modo que se adquira uma perspectiva global e equilibrada.
Nesta primeira atividade com alunos do 7° ao 9° ano, através de vídeos e imagens foi apresentado o tema transversal Educação Ambiental e respectivos temas que serão trabalhados ao longo do ano.
Já com os 6º anos foi realizado um jogo em grupo: Você conhece? Onde este abordou temas como: biodiversidade, desmatamento, biomas brasileiros, alterações ambientais, extinção e a importância da preservação.
Os alunos demonstraram interesse e satisfação, a parti de agora que todos os envolvidos possam ter um bom aproveitamente durante este ano e que possamos incentivar os alunos a adoção de posturas e hábitos de proteção ao meio ambiente, seja em casa, na escola ou por onde eles forem.











quarta-feira, 7 de março de 2012

Brincar faz parte do aprendizado.


De uma forma lúdica e divertida a professora Tamires de Arte trabalhou com a criatividade dos alunos do 3º ano vespertino na confecção de um brinquedo chamado “Barangandão Arcos-Irís”. Ele é um brinquedo popular feito de jornal e fitas coloridas e tem como objetivo envolver corpo e coordenação motora na hora da brincadeira. Com um cordão o balangandã é girado dando movimento e cor ao brinquedo.  
A confecção do brinquedo é fácil e além do material ser praticamente todo reciclável, contribuindo assim com o nosso planeta. Para fazer o brinquedo é necessário: jornal, barbante, tesoura sem ponta e papel crepom de diversas cores. Dobre o jornal em quadrados até parecer. Depois corte diversos pedaços do papel crepom para rechear o sanduíche de jornal; amarre o sanduíche bem forte com um barbante e para brincar com ele, meça um fio do tamanho dos seus braços abertos; corte o barbante. Está pronto seu "Barangandão”.









Se houver dúvidas na confecção acesse o site: